Como funciona o empréstimo com garantia de imóvel

Quem deseja adquirir um imóvel, veículo ou qualquer outro bem ou mesmo fazer uma longa viagem ou reformar a casa pode obter um empréstimo para realizar o seu sonho. Para tanto, no mercado, há diferentes linhas de crédito e uma que se destaca é a com garantia de imóvel.

Ou seja, você oferece como garantia um apartamento, casa, imóvel comercial e, em contrapartida, conta com vantagens exclusivas. Gostou dessa modalidade de empréstimo e quer saber mais?

Então, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, aprenda como funciona o empréstimo com garantia de imóvel e esclareça todas as suas dúvidas. 

  • O que é o empréstimo com garantia
  • Como funciona a garantia de imóvel
  • Quais são as suas principais vantagens 
  • Perfil de público que mais combina 
  • Como contratar empréstimo com garantia 

O que é o empréstimo com garantia

Instituições financeiras e Fintechs que oferecem linhas de crédito para os seus clientes, em geral, precisam de algum tipo de garantia de que o pagamento será feito no prazo estipulado. 

Afinal, se o consumidor comprova que possui uma renda fixa, todos os meses, significa que ele pode arcar com a dívida que contraiu. No entanto, existe a flexibilidade de outras garantias como veículos, que são aceitas por diferentes instituições 

Dessa forma, quem possui um desses bens pode colocá-lo como garantia em um empréstimo. Com isso, se o pagamento não for efetuado, a instituição ficará com o imóvel ou veículo utilizado como garantia da operação de crédito.

Além disso, por saber que não vai ficar sem receber, a instituição financeira consegue oferecer condições mais vantajosas para quem busca por esse tipo de empréstimo. Entre elas, taxas mais baixas e um maior prazo de pagamento. 

Como funciona a garantia de imóvel 

O empréstimo com garantia de imóvel é chamado ainda de refinanciamento imobiliário ou Home Equity. E, hoje em dia, é uma forma de crédito procurada por muitas pessoas que têm um apartamento ou casa em seu nome.

No entanto, é importante saber como funciona a garantia de imóvel em todos os seus detalhes. Entre eles, que o imóvel usado para conseguir o crédito ficará alienado (alienação fiduciária) para a instituição financeira credora.  

Ou seja, ele permanece no nome da pessoa com uma anotação da alienação fiduciária na matrícula até que todas as parcelas do empréstimo sejam pagas. De qualquer forma, o indivíduo continua residindo no local, com a sua família, de igual modo.

É necessário saber ainda que o tipo de imóvel aceitos depende da instituição financeira. 

Além disso, conforme o caso, quem solicita o empréstimo com garantia deverá comprovar capacidade de pagamento (renda mensal) e até 60% do valor do imóvel pode ser refinanciado. 

E mais, atualmente no Brasil, pode-se usar um mesmo imóvel como garantia para apenas um empréstimo e/ou operação de crédito. 

Mesmo com essas regras, por outro lado, é possível vender o imóvel dado como garantia. Nesse caso, parte do valor pago (saldo devedor) na transação de compra e venda é usado para quitar a dívida com a instituição. 

Quais são as suas principais vantagens:

  • Taxas menores

Uma das principais vantagens do empréstimo com garantia de imóvel é a taxa de juros que é menor do que em outras modalidades de crédito, como por exemplo o crédito pessoal. Assim, o custo final do pagamento para a instituição é bem mais econômico.

  • Prazo mais longo para pagar

Outra vantagem que chama a atenção de quem opta pelo refinanciamento imobiliário é o fato de poder pagar a sua dívida, mesmo com taxas mais baixas, em um prazo de tempo muito maior. O prazo pode chegar a 240 meses, ou seja, 20 anos.

  • Fluxo de pagamento diferenciado

Mais um ponto positivo desse tipo de operação é a possibilidade de estudar um fluxo diferenciado para pagamento, como por exemplo incluir prestações anuais de acordo com o bônus do tomador, ou com o 13º salário. Com isso, o cliente pode se organizar melhor as suas  finanças. 

Perfil de público que mais combina 

Embora ofereça inúmeras vantagens, o empréstimo com garantia de imóvel não é uma linha de crédito que combina com todos os perfis de consumidor. Primeiro, é de extrema importância que a pessoa seja responsável e que pague em dias as parcelas, fazendo o uso consciente do crédito

Sendo assim, nada melhor do que fazer uma simulação para ver se combina com as suas condições, o que acha?

Como contratar empréstimo com garantia 

Já para contratar o empréstimo com garantia, o primeiro passo é buscar as instituições que oferecem essa linha de crédito. Também recomendamos solicitar uma simulação, assim, você pode ter uma ideia mais clara de como será o pagamento nos próximos anos.

Depois de pesquisar diferentes instituições e fazer a sua escolha, se necessário enviar os documentos necessários para a aprovação de crédito. Hoje em dia, o procedimento pode ser feito praticamente online, de modo prático e seguro.

Após aprovado a sua solicitação de empréstimo com garantia de imóvel e avaliado o imóvel, será necessário assinar o contrato de empréstimo e levar o mesmo para o registro de imóveis, onde o mesmo está registrado.