Documentação para financiamento imobiliário: conheça os documentos necessários!

Ao contratar um financiamento imobiliário é fundamental ficar atento à documentação necessária para o negócio. Esse procedimento pode trazer dificuldades para algumas pessoas, principalmente por conta dos comprovantes e papéis exigidos.

No entanto, conhecendo como funciona o processo de contratação de um financiamento e os seus documentos com antecedência, o comprador terá mais tempo para se organizar. Isso ajuda a aproveitar bons negócios e facilitar a aquisição da casa própria.

Para aprender todas essas questões, basta acompanhar o conteúdo a seguir. Nele, você conhecerá o funcionamento de um financiamento imobiliário e a documentação necessária para dar sequência a ele.

Confira!

Como funciona o financiamento de casa própria?

Um financiamento imobiliário é um contrato para aquisição de um imóvel que consiste no parcelamento do valor do bem. Para isso, utiliza-se os serviços de uma instituição financeira — como bancos ou fintechs especializadas.

Com ele, o comprador paga um valor de entrada e parcela o restante em pagamentos mensais. Por sua vez, a instituição libera o valor integral combinado ao vendedor do imóvel. Assim, o comprador já pode usufruir do bem enquanto faz a quitação.

Cada instituição financeira oferece condições diferentes para pagamento, variando desde o valor da entrada necessária até o número de parcelas. Como os bens costumam ter preços expressivos, é usual que os contratos prevejam pagamentos de até 30 anos, por exemplo.

Também é comum utilizar a alienação fiduciária nos financiamentos imobiliários. Isso significa que os imóveis ficam, na verdade, em nome da instituição financeira contratada até a quitação do contrato. O contratante terá direito à posse pacífica do imóvel podendo usufruir dele como desejar.

Contudo, se ocorrer a inadimplência ou alguma quebra contratual, a instituição fará valer o seu direito de proprietária. Logo, pode tomar o bem para cobrir o pagamento não realizado.

Para prevenir problemas, há um procedimento próprio que visa assegurar que o contrato será cumprido. Por exemplo, é preciso encontrar imóveis que possam ser financiados de acordo com cada modalidade.

O comprador também precisa comprovar sua renda, atestando que consegue arcar com os custos mensais do financiamento. Por isso, a instituição financeira requer diversos documentos, como você verá a seguir.

Qual é a documentação necessária para financiamento imobiliário?

Como você viu, o contrato de financiamento imobiliário envolve três partes: o comprador, o vendedor e a instituição financeira. Por conta disso, a empresa exigirá documentos para comprovar diversas informações das partes e do imóvel.

Entenda a seguir quais são os documentos exigidos e como providenciá-los!

Do comprador

Em relação ao comprador é preciso apresentar documentos pessoais, certidões negativas e comprovantes de renda. Assim, você deve ter em mãos documento de identidade oficial com foto, como o RG, CNH ou carteiras de órgãos de classe, como OAB e CRM.

Se nesses documentos já constar o número do CPF, não é preciso apresentá-lo. Caso contrário, também será necessário o comprovante de inscrição do CPF que pode ser obtido por meio de uma agência da Receita Federal.

O comprador precisa comprovar, ainda, seu estado civil. Para isso, basta ter a certidão de nascimento (para os solteiros) ou de casamento (para os casados, divorciados ou viúvos) atualizadas, que podem ser obtidas no cartório de registro de pessoas.

Ademais, é necessário apresentar um comprovante de endereço, que pode ser uma conta de água ou luz em nome do contratante. Também será exigida a declaração de Imposto de Renda (IR) do último ano-calendário, caso você não seja isento.

Por fim, entre os principais documentos necessários para o financiamento estão os comprovantes de renda. Nesse sentido, existem diversas formas de atestar os rendimentos, dependendo do tipo de atividade que o comprador realiza.

Os empregados podem juntar a Carteira de Trabalho e Previdência Social e holerites. Já os autônomos têm a alternativa de apresentar a declaração de IR, recibos de pagamento, contratos de prestação de serviço, extratos bancários entre outros.

Você percebeu que são diversos documentos exigidos pelas instituições financeiras. Então para facilitar, confira um checklist rápido com os principais:

  • Documento de identidade com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de estado civil;
  • Declaração do IR;
  • Certidão negativa de débitos federais;
  • Comprovantes de renda.

Do vendedor

A documentação solicitada do vendedor para financiamento imobiliário é muito parecida com a do comprador, tendo em vista que eles precisam comprovar os mesmos aspectos. Confira a lista com os documentos exigidos pelas instituições:

  • Documento de identificação com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de estado civil;
  • Certidão negativa de débitos federais;
  • Declaração de profissão (carteira de trabalho ou certidões).

A principal diferença diz respeito às situações em que o vendedor é uma pessoa jurídica. Nesses casos, serão exigidos outros documentos. Eles servem, principalmente, para atestar que a empresa está sendo representada pela pessoa correta e tem condições de vender o bem.

Logo, é preciso apresentar uma carta assinada pelos representantes legais e reconhecida em cartório, além de uma certidão negativa de débitos. Ademais, deve-se juntar uma cópia do contrato social consolidado e registrado na junta comercial.

Do imóvel

Por fim, temos os documentos do imóvel. Eles servem para que a instituição verifique se o bem pode realmente ser alienado por meio do financiamento imobiliário. A maioria deles podem ser requisitados junto ao cartório de registro de imóveis competente e na prefeitura.

No entanto, em alguns casos, é preciso requisitá-los ao proprietário. Confira a lista com os principais:

  • certidão negativa de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) emitida pela prefeitura;
  • cópia do último carnê de IPTU;
  • cópia atualizada da matrícula do imóvel com todas as averbações.

Vale ressaltar que a documentação necessária para iniciar o procedimento do financiamento e aprovação do contrato varia entre as instituições. Por isso, é fundamental verificar com cada uma a lista de documentos exigidos.

Nesse contexto, encontrar empresas que diminuem a burocracia e oferecem condições facilitadas é fundamental. Afinal, muitas vezes o próprio procedimento para contratação traz custos desnecessários que inviabilizam o negócio, frustrando a expectativa das partes.

Pronto! Agora você já conhece a documentação para financiamento imobiliário e os principais documentos necessários. Lembre-se de verificar as exigências da instituição escolhida e contar com empresas que facilitem esse procedimento.

Ficou interessado em contratar um financiamento ágil e seguro? Então confira as condições da Finanz!