O que é correspondente bancário? Conheça essas fintechs e suas vantagens!  

Nem todo serviço financeiro é prestado diretamente pelas grandes instituições. Em busca de capilaridade, elas recorrem a parceiros estratégicos que atuam na intermediação do contato com o cliente. Para entender como isso acontece, é essencial saber o que é correspondente bancário.

Devido à forma como atua, esse serviço pode oferecer diversas vantagens para os clientes. Para aproveitá-las, entretanto, você precisará saber como fazer uma contratação segura.

Quer descobrir como é a atuação do correspondente bancário? Continue a leitura e aprenda!

O que é um correspondente bancário?

O correspondente bancário é uma pessoa jurídica que disponibiliza o acesso a diversos serviços bancários. Para tanto, o correspondente é contratado pelas instituições financeiras para que seus clientes sejam atendidos por essa pessoa jurídica.

As lotéricas, que recebem pagamentos, são os exemplos mais conhecidos, mas não são as únicas possibilidades. Algumas fintechs — startups do mercado financeiro — e empresas que desempenham outras atividades, mas que prestam serviços de atendimento financeiro, também se encaixam na classificação.

Para que serve a atuação do correspondente bancário?

Na prática, o correspondente bancário funciona como um intermediário entre os clientes e as instituições financeiras. Com isso, tem como principal função garantir maior acesso aos serviços bancários.

Isso porque ele consegue descentralizar o atendimento e para simplificar as operações das instituições financeiras. Portanto, o correspondente bancário é uma pessoa jurídica que apoia a realização de tarefas de atendimento do público das instituições contratantes.

Quais são os serviços financeiros oferecidos?

Agora que você sabe o que é o correspondente bancário, perceba que essa pessoa jurídica não é um banco. Como consequência, não executa operações de modo direto. Porém, disponibiliza uma variedade de serviços, de acordo com a contratação feita pelas instituições financeiras.

Entre as soluções mais comuns disponibilizadas, estão:

  • recebimento e pagamento de contas e boletos de diversos tipos;
  • recebimento de ordens de pagamento;
  • realização de cobranças;
  • obtenção de informações cadastrais, de identificação e de crédito;
  • encaminhamento de propostas e solicitações de abertura de conta;
  • solicitação de empréstimos, financiamentos e outras linhas de crédito;
  • solicitação de cartões de crédito e de débito;
  • execução de operações de câmbio, entre outros pontos.

Note que o correspondente bancário não executa essas tarefas diretamente, então não é ele o responsável por aceitar a abertura de conta, por exemplo. Em vez disso, a empresa encaminha as solicitações para a instituição financeira, que fará a análise de crédito e dará continuidade ao processo.

Quais as vantagens do correspondente bancário?

Depois de conhecer a forma de atuação do correspondente bancário, vale a pena saber quais benefícios ele oferece. A seguir, você descobrirá que essa pessoa jurídica é capaz de ajudar tanto os clientes diretos quanto as instituições financeiras.

Confira os principais benefícios!

Facilidade de acesso a serviços bancários

Graças aos correspondentes bancários, muitas pessoas conseguem acessar serviços que, de outra forma, não estariam disponíveis.

É o caso de quem mora em locais que não contam com agências físicas de instituições financeiras, por exemplo. Nesses casos, é por meio dos intermediários que os clientes conseguem acessar os serviços bancários em seu cotidiano.

Oferece muito mais praticidade

Contar com correspondentes bancários também aumenta a praticidade no cotidiano. Afinal, não é preciso realizar grandes deslocamentos para ter acesso aos serviços de interesse, como um pagamento ou a solicitação de crédito.

Além disso, é comum que a pessoa jurídica que atua como correspondente ofereça diversos serviços em um só lugar. Desse modo, é possível resolver questões distintas por meio do mesmo atendimento.

Redução dos custos para instituições

As instituições financeiras podem ser igualmente beneficiadas pela atuação dos correspondentes. O motivo para isso está no fato de que, com os intermediários, não é preciso abrir tantas agências físicas. Como consequência, há uma redução nos custos operacionais.

Essa também pode ser uma forma de obter mais eficiência e produtividade. Não é necessário dispor de equipes espalhadas pelos diversos endereços, por exemplo. Em vez disso, contam com o apoio operacional dos correspondentes.

Apoio para a captação de mais clientes

Como o correspondente alcança locais e pessoas que não são atendidos por instituições financeiras, a captação de clientes tende a ser facilitada e expandida. Essa descentralização dos serviços e maior disponibilidade para o público facilita a atração de interessados.

Portanto, pode ser uma forma de a instituição expandir sua prestação de serviços sem precisar realizar investimentos elevados.

Por que optar por um correspondente no dia a dia?

Com base nas informações que você conferiu, ficou claro que o correspondente bancário pode oferecer diversas vantagens para os consumidores. Porém, essa também pode ser uma maneira de atender as necessidades do seu cotidiano de forma mais fácil e com atendimento de qualidade.

Você pode, por exemplo, buscar um empréstimo com garantia e sem garantia ou um financiamento imobiliário a partir dessas fintechs especializadas. Tudo isso é feito com o apoio de um time qualificado e que pode oferecer um atendimento muito mais próximo e personalizado. 

Logo, é possível ter soluções específicas para as suas necessidades. E o correspondente bancário se torna um agente importante para simplificar a contratação de serviços financeiros relevantes para você.

Como escolher corretamente um correspondente bancário?

Você viu que contar com um correspondente pode trazer diversos benefícios a você. Contudo, é preciso ter cuidado para evitar golpes e outros problemas. Para ter mais proteção, comece verificando se o correspondente está devidamente autorizado para funcionar. 

Confira o CNPJ e a razão social da pessoa jurídica e veja se ela tem contrato com instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central (Bacen). No caso dos serviços digitais, verifique o certificado de segurança do site, como o SSL. 

Assim, você evita incluir dados em uma página falsa, por exemplo. Além disso, tome cuidado com custos duvidosos. Um correspondente bancário não pode fazer cobranças adiantadas e nem cobrar pelo atendimento prestado. 

É a instituição financeira que faz o pagamento do correspondente, que não pode repassar a cobrança para o cliente. Por fim, antes de assinar o contrato, confira todas as condições e cláusulas. Se tiver dúvidas, solicite esclarecimentos para ter a confiança necessária para contratar o serviço.

Após descobrir o que é o correspondente bancário, você já sabe que essa pessoa jurídica pode facilitar seu dia a dia. Para tanto, a sua escolha deve se preocupar com a segurança, visando evitar fraudes e outros problemas.

Quer contar com um correspondente bancário de confiança, que oferece soluções variadas de crédito e investimento? Fale conosco da Finanz e veja como podemos ajudar!