Carro alienado: entenda como funciona o processo de alienação!

Uma das metas que muitas pessoas têm na vida adulta é a aquisição de um veículo. Ter a liberdade de ir e vir onde e quando quiser, sem precisar de transporte público e caronas, é bastante cômodo. E, a depender da rotina da pessoa, isso pode ser uma necessidade para o dia a dia.

Entretanto, no momento de comprar um veículo, é possível se deparar com a expressão “carro alienado”. Você sabe o que isso significa? Em alguns casos, o desconhecimento acerca de termos financeiros pode afastá-lo de boas oportunidades.

Para que isso não aconteça com você, continue a leitura e aprenda o que significa carro alienado. Assim, é possível aumentar as suas chances de encontrar veículos com preços atrativos. 

Não perca!

O que significa carro alienado?

acesso ao crédito já faz parte da rotina das pessoas. Quando surge a necessidade de comprar um produto sem ter a quantia à vista, é comum usar o cartão de crédito ou parcelar a compra em boletos — o famoso crediário. 

Nessas hipóteses, você já sai da loja com o bem, embora ainda precise efetuar o pagamento. Com a compra de um veículo não é diferente. 

No Brasil, comprar um carro à vista, por exemplo, não é uma realidade para muitos. Então, o interessado tem à sua disposição a possibilidade de financiar o veículo, seja ele zero quilômetro, seminovo ou usado.

Contudo, por envolver uma quantia e prazos maiores, a instituição que fornece o crédito costuma exigir que o veículo seja utilizado como garantia. Ou seja, você pode utilizar o carro normalmente. Porém, caso o financiamento não seja pago, ele poderá ser recuperado pela financeira.

Portanto, o termo “carro alienado” significa que aquele veículo ainda não teve seu financiamento quitado ou está como garantia em um empréstimo em andamento. Logo, você não precisa se assustar ao deparar com essa expressão, nem deixar de considerar uma negociação por conta disso.

Como funciona o processo de alienação?

Depois de conferir o conceito de carro alienado, é possível que você esteja querendo saber mais sobre o processo de alienação. No geral, existem duas principais formas de alienar um veículo: o financiamento ou o empréstimo com garantia. 

Saiba mais sobre elas!

Financiamento

O financiamento veicular é um tipo de empréstimo destinado à aquisição de um veículo. . Nesse caso, não é possível utilizar o dinheiro para outra finalidade. Para a liberação do crédito, é feita uma análise das condições financeiras do comprador, para determinar o montante disponível e as parcelas a serem pagas.

Ademais, o bem adquirido ficará em nome da financeira até que a dívida seja totalmente quitada. Por outro lado, o carro será utilizado normalmente pelo comprador. Contudo, diante da inadimplência, a financeira poderá reaver o automóvel para abater parte ou todo o empréstimo.

Empréstimo com garantia

No empréstimo com garantia de veículo, o interessado já possui o bem, mas precisa levantar dinheiro para outra finalidade. Assim, é possível utilizar um veículo que ele tenha como garantia do empréstimo. Com isso, ele consegue reduzir os custos do negócio — principalmente os juros.

Na prática, você pode apresentar diferentes tipos de veículos — carro, moto, van, caminhão, etc. Tudo dependerá das condições do bem e das exigências feitas pela instituição de crédito. Também é comum que seja feita uma avaliação do veículo e do contratante para determinar o limite de crédito oferecido.

Sendo aprovado o empréstimo, a propriedade do bem é transmitida à financeira, mas a posse continua com o tomador do crédito. Se porventura ele deixar de pagar pelo empréstimo, as consequências são as mesmas do financiamento.

É possível comprar ou vender um veículo alienado?

Outra dúvida comum se refere à possibilidade de negociar um bem alienado. Afinal, durante o financiamento ou empréstimo, a pessoa que tomou o crédito pode querer se desfazer do carro. 

Nesse caso, há a possibilidade de vender o veículo. Contudo, para que isso ocorra, é necessário encontrar um interessado (comprador) que esteja disposto a quitar ou assumir a dívida. 

Na quitação, acontece o pagamento antecipado, que costuma gerar um saldo devedor inferior, já que traz descontos. Porém, se o interessado não possuir todo o dinheiro necessário, poderá solicitar a transferência da dívida junto à financeira, acompanhado do devedor originário (vendedor).

Na prática, o processo será semelhante ao de solicitação de um financiamento. Ou seja, será realizada a avaliação de crédito do interessado. Sendo aprovada, é feito um contrato em nome do novo comprador. Ele dará sequência aos pagamentos da dívida, enquanto poderá utilizar o veículo normalmente. 

Como sei que um carro está alienado?

Até aqui, você viu o que é um carro alienado e aprendeu que é possível comprá-lo ou vendê-lo nessa condição. Então é importante aprender a identificar se um carro está alienado ou não.

Para tanto, será preciso ter a placa e o número de Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Ambas as informações podem ser encontradas no documento do veículo.

Com esses dados, basta acessar o site do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de seu estado. Utilize os termos “veículo financiado ou quitado” na pesquisa do site para encontrar esse serviço. Normalmente, a consulta é fornecida online, mas pode exigir um cadastro de usuário. 

Quais são as vantagens e os riscos de se comprar um carro alienado?

Também é interessante saber por que a compra de um carro alienado pode ser vantajosa. O principal benefício se refere ao preço: é comum que eles sejam mais baratos do que outros veículos. 

Afinal, em muitas situações, o devedor originário já não está conseguindo pagar o financiamento e tem urgência em desfazer do bem para encerrar a dívida. 

Vale destacar que o fato de um veículo estar alienado não significa que ele traz um risco às partes. No entanto, é preciso estar atento para as formalidades exigidas nesse tipo de negócio. Entre elas, a necessidade de fazer um novo contrato junto à financeira, caso o novo comprador não quite o saldo. 

Essa questão é bastante importante para o devedor originário, já que se o contrato com a financeira não for encerrado, ele continua sendo o responsável pelo pagamento. Nesse sentido, evite fazer contratos informais e sem contar com a presença da financeira, para não ter problemas futuros.

Caso você seja o comprador, é fundamental saber o total da dívida — tanto o financiamento quanto a eventual existência de multas e impostos atrasados. Com essa informação, é possível definir se o valor total caberá efetivamente no seu orçamento.

Agora que você sabe o que é um carro alienado, poderá buscar boas oportunidades de negócio no mercado. Mas não esqueça de se planejar financeiramente para evitar o risco de se tornar inadimplente. Além disso, sempre formalize o negócio com a financeira para evitar transtornos.

Que financiar ou fazer um empréstimo com garantia? Confira as soluções da Finanz!