Como investir dinheiro com segurança e buscando boa rentabilidade? 

Investir é uma das melhores maneiras de fazer seu capital crescer sem depender apenas do trabalho. No entanto, o mercado financeiro é repleto de oportunidades, sendo que cada alternativa conta com um funcionamento, rentabilidade e nível de risco distintos.

Porém, o desconhecimento acerca dessas questões faz com que muitos deixem de investir com receio de perder patrimônio. Por isso, é importante aprender como investir seu dinheiro buscando boa rentabilidade, sem precisar deixar a segurança de lado.

Ficou interessado em explorar mais esse assunto? Então continue a leitura e veja como investir com mais segurança e ter a chance de obter boa rentabilidade com seus aportes!

O que é investir com segurança?

Primeiramente, é preciso ter em mente que qualquer investimento envolve riscos, que podem ser maiores ou menores. A poupança, por exemplo, é considerada um investimento seguro. Mas você sabia que ela pode fazer você perder dinheiro?

O motivo está no fato de que, em muitas oportunidades, o rendimento da poupança fica abaixo da inflação do país. Nesses casos, a remuneração paga não é o bastante para repor o valor de compra do dinheiro. Assim, a poupança pode levar à perda do poder aquisitivo.

Isso também acontece quando você deixa o dinheiro parado em uma conta corrente ou guardado em casa. Ou seja, mesmo sem tomar uma decisão de investimento, você já está correndo algum tipo de risco — ainda que seja de perder o poder de compra do dinheiro.

Portanto, investir com segurança não significa investir exclusivamente em alternativas consideradas seguras. Na verdade, a prática consiste em adotar estratégias para diminuir os riscos dos investimentos. 

Dessa maneira, mesmo optando por alternativas arriscadas você estará mais protegido e terá chances de controlar eventuais perdas.

Como investir com segurança?

Após saber o conceito de investir com segurança, é comum se interessar em conhecer práticas que ajudem a ter mais proteção com os aportes, independentemente do nível de risco do investimento. A seguir, confira as principais medidas que você pode adotar!

Conheça o seu perfil de investidor

O primeiro passo para investir com segurança é identificar o seu perfil de investidor. No mercado, cada pessoa possui uma abertura diferente para os riscos. 

Assim, existem 3 perfis distintos:

  • conservador: quem tem perfil conservador não aceita tomar grandes riscos. Logo, é comum que pessoas com esse perfil optem por alternativas mais previsíveis e, de preferência, que tenham algum tipo de garantia ou proteção;
  • moderado: nesse perfil se enquadram aqueles que aceitam tomar riscos, mas de modo controlado. Com isso, investem visando manter um bom equilíbrio entre o risco e o retorno de um investimento;
  • arrojado: é o perfil oposto ao conservador. Aquele que se enquadra no perfil arrojado costuma procurar alternativas que forneçam alta rentabilidade, mesmo que sejam mais arriscadas e possam resultar em prejuízos financeiros.

Tenha um bom planejamento financeiro

O planejamento financeiro é a base para que o investidor consiga potencializar seus rendimentos e tomar boas decisões de investimento. Para tanto, ele começa com a organização financeira. Isso porque, sem ter o controle das entradas e saídas de capital no seu orçamento, ficará mais difícil investir.

Então, se possível, registre todas as suas receitas e gastos (fixos e variáveis) em uma planilha ou aplicativo. Desse modo, você entenderá a sua real situação financeira e terá como se planejar ao identificar questões como:

  • gastos desnecessários;
  • despesas que podem ser reduzidas;
  • necessidade de buscar outras formas de renda;
  • montante que pode ser reservado mensalmente para investimentos;
  • entre outras.

Nesse momento, é interessante se atentar à existência de dívidas. É bastante comum que elas sejam acompanhadas por juros e multas que superam a rentabilidade dos investimentos. Então é interessante buscar formas de quitá-las com agilidade. Para ajudar, vale tentar negociar com o seu credor.

Estabeleça metas

Outro passo importante para investir com segurança é ter metas bem definidas. Então é preciso se perguntar: qual é o objetivo que desejo alcançar investindo? 

As respostas podem ser distintas, por exemplo:

  • montar uma reserva de emergência;
  • fazer o patrimônio crescer;
  • alcançar a liberdade financeira;
  • adquirir bens (imóvel, carro, moto, entre outros);
  • realizar planos (estudos, viagens, casar, etc.).

Lembre-se de que você não precisa ter um único objetivo. Na verdade, é interessante ter objetivos para diferentes momentos da vida, separando-os entre metas de curto, médio e longo prazo.

Conheça e avalie as alternativas de investimentos disponíveis

Como você viu no início, o mercado conta com diversos tipos de investimento. Logo, é importante que você avalie as alternativas e procure as mais adequadas às suas expectativas, perfil e objetivos financeiros. 

Veja os mais conhecidos:

  • Títulos do Tesouro Direto (Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA+);
  • CDBs (certificados de depósito bancários);
  • LCI e LCA (letras de crédito imobiliário e do agronegócio);
  • Debêntures;
  • Ações;
  • FIIs (fundos imobiliários);
  • ETFs (fundos de índice);
  • Fundos de investimentos.

Ademais, não existem opções para investir apenas no mercado financeiro. No mercado imobiliário, por exemplo, existe a possibilidade de adquirir casas, apartamentos, quitinetes, salas comerciais e outros. 

Nesse caso, são muitas as oportunidades de ganho. Por exemplo, é possível obter renda passiva com aluguel ou obter lucros com a venda após a valorização.

Diversifique seus investimentos

Até aqui, você já viu diversos pontos que precisam ser analisados para investir com segurança. Porém, outra dica importante é diversificar. Um dos jargões do mercado financeiro diz: “nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”.

Em geral, isso quer dizer que investir todo seu dinheiro em uma única opção pode ser prejudicial. Afinal, se o investimento não atender às suas expectativas ou resultar em prejuízos, você terá perdido tempo e, provavelmente, dinheiro.

Portanto, crie o hábito de dividir seu patrimônio reservado para investimento em diferentes alternativas. Assim, vale escolher opções diferentes e que, de preferência, sejam descorrelacionadas. 

Dessa forma, cada investimento poderá apresentar um resultado diferente diante de um mesmo cenário, equilibrando os riscos e aumentando o nível de segurança e rentabilidade do seu patrimônio. 

Sabendo agora como investir seu dinheiro com mais segurança, não deixe de escolher investimentos que sejam adequados ao seu perfil e objetivos. Por fim, se precisar de crédito para ajudar nessa jornada de construção de patrimônio, consulte as soluções ofertadas pela FiNANZ!

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos nas redes sociais!