Juros de financiamento: como ele afeta a compra do seu imóvel? 

Pagar um imóvel à vista não é uma possibilidade para a maioria das pessoas. Em vez disso, financiar a compra é uma alternativa conveniente, devido ao pagamento em parcelas. Porém, antes de escolher o financiamento de imóvel, é necessário conhecer o efeito dos juros sobre ele.

Isso ajuda a compreender o valor total da dívida e a composição das parcelas, favorecendo o seu planejamento financeiro. Ainda, é possível buscar meios de reduzir os impactos dos juros e tornar o financiamento mais vantajoso.

Neste artigo, você descobrirá como os juros de financiamento de imóvel afetam a sua compra e o que fazer a respeito dessa relação. Confira!

Como funciona a taxa de juros no financiamento de imóvel?

Antes de entender os efeitos dos juros sobre o financiamento, é necessário compreender como ocorre a cobrança de taxa. Nesse sentido, os juros correspondem ao preço do dinheiro e servem para remunerar a instituição que disponibiliza os recursos para que você possa fazer a compra.

O valor dessa taxa varia com o tempo e com os critérios estabelecidos pela instituição financeira. Além disso, os juros costumam estar atrelados às condições da economia. No cenário brasileiro, existe a Selic, que é a taxa básica de juros da economia.

Ela serve como referência para todos os outros juros cobrados em operações financeiras — o que inclui o financiamento. Como consequência, quando a Selic está em alta, os juros do financiamento e de empréstimo tendem a se elevar.

É por isso que a Selic influencia não apenas as operações individuais, mas todo o mercado imobiliário. Afinal, a queda na taxa básica de juros torna o crédito mais barato e mais acessível — o que pode estimular os compradores de imóveis.

Assim, com a Selic em baixa, é esperado que o setor imobiliário fique aquecido. Mas, com o aumento da demanda, o preço dos imóveis também pode subir. Logo, há mais um aspecto que pode afetar o financiamento e seus valores.Já em relação à incidência da taxa do financiamento ao longo do tempo, é válido saber que os juros são do tipo simples. Eles são cobrados de maneira fixa, sobre o montante inicial — que, no caso do financiamento de imóvel, corresponde ao valor obtido para comprar o bem imobiliário.