Alugar ou financiar imóvel: qual é a melhor opção para você? 

É bastante comum encontrar pessoas que sonham em conquistar a casa própria. Afinal, ter um lugar só seu, para organizá-lo conforme seu gosto e constituir própria família, é um objetivo usual na vida adulta.

Contudo, esse é um desejo que demanda planejamento financeiro, já que costuma envolver custos financeiros consideráveis. Por conta disso, pode surgir a dúvida sobre se vale mais a pena alugar ou financiar um imóvel. Porém, tomar essa decisão nem sempre é fácil. 

Se você também tem essa dúvida, confira este conteúdo. Nele, você entenderá o funcionamento do aluguel e do financiamento, assim como outras informações que podem ajudar na sua tomada de decisão.

Acompanhe!

O que é e como funciona o processo de locação do imóvel? 

O aluguel de imóveis é um negócio jurídico, em que uma parte cede a posse de um bem imóvel de sua propriedade para outra, em troca de uma remuneração. Logo, essa pode ser uma alternativa para quem deseja ter o seu espaço sem, contudo, ser o dono dele.

É possível alugar imóveis diretamente com o proprietário, com o intermédio de imobiliárias ou por meio de aplicativos e sites na internet. As normas que orientam esse tipo de contratação estão previstas na Lei nº 8.245/91, conhecida como Lei do Inquilinato. 

Em um contrato de locação, o dono do imóvel é chamado de locador ou proprietário. Já a parte que usufruirá o imóvel é o locatário ou inquilino. Normalmente, o contrato é feito com um prazo de 30 meses (anos e meio), embora possa ser estabelecido com prazo maior ou menor.

Também pode ser exigido uma garantia ao locador, que pode ser acionada em caso de danos ao imóvel ou descumprimento contratual. Enquanto o contrato estiver em vigência, o locatário deve pagar uma mensalidade, que costuma ser atualizada anualmente.

Findo o prazo contratual, ele será encerrado e o bem devolvido. No entanto, o contrato pode ser mantido caso as partes demonstrem interesse, tornando-se um contrato por tempo indeterminado. 

Também é possível encerrar a locação de forma antecipada, desde que cumpra as exigências legais ou ajustadas no contrato.

O que é e como funciona o processo para financiar imóvel? 

Já o financiamento, por sua vez, é uma modalidade de aquisição de propriedade. Ele funciona como um empréstimo feito para uma finalidade específica — a compra de um imóvel. 

Logo, se você tem interesse em comprar uma propriedade, pode buscar um financiamento para viabilizar o pagamento. Os recursos obtidos permitem a aquisição do bem que, depois, será pago de forma parcelada à instituição financeira, somado a uma taxa de juros e correção monetária.

Essa forma de contratação conta com duas leis principais: a Lei nº 9.514/97, que trata do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), e a nº 4.380/64, que regula o Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Esse tipo de empréstimo pode ser feito com prazos longos, superiores a 30 anos, e contemplam imóveis novos, usados, em construção ou a construir. Para financiar um imóvel, o interessado deverá buscar uma instituição financeira confiável. 

Em geral, para imóveis usados, é exigida uma entrada de 20% sobre o valor do bem — podendo o tomador do crédito oferecer mais. O saldo remanescente será parcelado e os juros são calculados com base nas taxas oferecidas. 

Contudo, as regras sobre limites de valor da parcela, entrada e outros dependem do sistema de financiamento utilizado. Vale destacar que, nesse tipo de contrato, o próprio bem adquirido serve como garantia da operação. 

Isso garante ao fornecedor do crédito o direito de retomada do imóvel em caso de inadimplência. Por fim, o contrato será encerrado com o pagamento integral da dívida. 

Quais são as vantagens e desvantagens de cada opção?

Agora que você sabe o conceito e como funciona o aluguel e o financiamento de imóveis, é pertinente explorar as vantagens de desvantagens de cada opção. Veja!

Aluguel

Uma das principais vantagens do aluguel é a flexibilidade. Como você viu, o contrato de locação costuma durar 30 meses, mas pode ter outros prazos. Portanto, essa pode ser uma alternativa viável para quem não pensa em morar no mesmo lugar por muito tempo.

Como desvantagem, é possível afirmar que pagar aluguel é um gasto sem retorno. Isso porque o imóvel nunca será seu. Também há riscos de que o proprietário solicite a devolução da propriedade, mesmo que você tenha interesse em manter o contrato.

Ainda, não é possível fazer grandes personalizações, já que qualquer mudança deve ser aprovada pelo proprietário. Vale destacar que, mesmo com a aprovação, você estará investindo em um bem que não é seu. 

Financiamento

Entre as vantagens de financiar um imóvel está a liberdade que a aquisição proporciona. Como você será o dono dele, não haverá limitações quanto a reformas, mudanças nos ambientes, realização de benfeitorias, divisão do imóvel, etc.

Outra vantagem é a possibilidade de se beneficiar com a valorização do imóvel. Por exemplo, suponha que seja construído um shopping center ou centro comercial no mesmo bairro do seu imóvel. Isso tende a fazer com que ele se valorize, aumentando o seu patrimônio.

Como desvantagem, pode ser apontado que em um financiamento você terá uma obrigação financeira por muitos anos. Portanto, caso você fique desempregado ou não tenha uma boa gestão de capital, pode ter problemas financeiros e correr o risco de perder o bem.

Essa inconveniência, no entanto, pode ser resolvida a partir de um planejamento financeiro eficiente. Assim, você terá condições de fazer um financiamento imobiliário com muito mais tranquilidade.

Mas, afinal, qual é a melhor opção: alugar ou financiar um imóvel? 

Chegando até aqui, você deve estar se perguntando sobre qual é a melhor opção entre alugar e financiar um imóvel. Contudo, não há uma resposta exata para esse questionamento, já que existem vantagens e desvantagens para ambas as opções.

Portanto, você precisará avaliar o que é melhor no seu caso. Por exemplo, se existem planos de se mudar em um curto prazo ou a organização financeira ainda não permite a compra, o aluguel tende a ser adequado. 

Entretanto, se você tem condições de financiar e tem planos de permanecer no local por um certo período, pode se interessar mais pela compra. Afinal, nada impede que você venda a propriedade no futuro. 

Nesse caso, é importante buscar uma instituição financeira de confiança para fazer a contratação. Observe também as condições ofertadas, como taxas de juros, prazo e outras condições. A FiNANZ, por exemplo, pode ajudá-lo nessa pesquisa — fundamental para encontrar a alternativa com o melhor custo-benefício para você.

Como você viu, a escolha entre alugar ou financiar um imóvel pode trazer algumas dificuldades. Logo, é preciso avaliar todos os pontos positivos e negativos envolvidos para tomar uma decisão apropriada para a sua realidade. Quer conhecer as opções de financiamento de diversas instituições em um único lugar? Entre em contato com a FiNANZ e conheça a nossa plataforma!