Por que começar a empreender ainda em 2022?

Ter o próprio negócio é um dos principais objetivos dos brasileiros — como aponta o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2019. Porém, com os desafios impostos pela pandemia do coronavírus, você pode estar se perguntando por que começar a empreender em 2022, não é?

Embora o mercado esteja repleto de incertezas, saiba que sempre há setores rentáveis a serem explorados — mesmo em tempos de crises. Mas, para aproveitar as oportunidades, é preciso começar a se planejar o quanto antes para abrir o seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto e entender por que empreender ainda em 2022? Confira este conteúdo!

Por que começar a empreender?

Há diversas razões para ter o próprio negócio. Para ajudar a entender se essa pode ser uma opção interessante para você, veja os principais motivos para começar a empreender.

Confira!

Ser dono do próprio tempo

Ao ser o próprio chefe, é você quem escolhe quando e por quantas horas pretende trabalhar diariamente. Assim, é possível controlar o tempo para se dedicar mais ao que quiser — como viver com a família ou praticar esportes. 

Ter liberdade geográfica 

Outro motivo para ter o próprio negócio é decidir onde trabalhar. Primeiro, porque você tem a liberdade de abrir uma empresa onde quiser. Além disso, é possível encontrar oportunidades que possibilitam o trabalho remoto, o que permite estar em qualquer lugar do mundo.

Fugir da monotonia de um emprego

Ter uma rotina engessada e pouco maleável pode ser frustrante para os profissionais que gostam de desafios. Já quando se tem o próprio negócio, é possível sair da monotonia de um emprego formal e ter contato com mais inovações.

Não ter limites de ganhos 

Outra razão para abrir uma empresa é o desejo de ampliar os ganhos, sem limitações. Isso é possível porque, no seu negócio, você aproveitará diretamente os lucros obtidos. Assim, sua renda não está limitada ao salário oferecido em uma vaga de emprego, por exemplo. 

Ademais, quem tem a própria empresa pode escalar ganhos ao longo do tempo. Afinal, existem alternativas que permitem ter faturamentos expressivos e constantes. É o caso dos negócios digitais envolvendo a venda de cursos online e e-books, por exemplo.

Como decidir o tipo de negócio para abrir?

Se você estiver considerando a possibilidade de começar a empreender, é preciso decidir o tipo de negócio para abrir e conquistar seu sonho

No momento da escolha, é importante considerar diversos fatores, como:

Tipos de empreendedorismo no Brasil

Há diversos tipos de empreendedores no país. Então é necessário conhecê-los para saber qual deles se encaixa em seu perfil. Desse modo, você terá mais condições de entender qual tipo de negócio deve abrir.

Veja alguns exemplos:

Franqueado

Esse é o empreendedor que investe em um negócio já testado e consolidado no mercado, além de contar com o suporte do franqueador.

Informal

Também conhecido como trabalho autônomo, o trabalho informal é aquele no qual você atua sozinho e não formaliza a sua atividade. 

Digital

Com o avanço das tecnologias, os empreendedores podem desenvolver produtos e serviços digitais. Eles podem ser comercializados e consumidos por meio da internet, sem necessidade de lojas físicas.

Cooperado

Quando diversos empreendedores se unem para abrir um negócio, eles dão início ao empreendedorismo cooperativo. Porém, cada profissional atua de maneira autônoma.

Individual

É o profissional que empreende por conta própria no mercado, podendo ou não ter funcionários. Nesse caso, é possível formalizar seu negócio como microempreendedor individual (MEI) ou Empresário Individual.

Sociedade

Ainda, há chances de formar sociedades de diversos tipos (limitada, anônima, em nome coletivo etc.). Nesse caso, você precisará de parceiros para desenvolver a empresa, sendo que a participação de cada um no negócio é definida no contrato ou estatuto social. 

Principais setores em alta para 2022

Quando você entende por que quer empreender, outro ponto relevante para a tomada de decisão é considerar os principais setores em alta. A partir deles, fica mais fácil identificar oportunidades e construir um negócio promissor e próspero.

Confira ideias para aproveitar as principais tendências mercadológicas para esse ano:

  • loja virtual de produtos eletrônicos, maquiagem, roupas, itens de decoração e utensílios em geral;
  • mercado pet — pet shops, cuidador de animais, adestradores, lojas de acessórios para cães e gatos, por exemplo;
  • produtos e serviços financeiros — empresa de investimento, consultoria, aplicativos de finanças, etc.;
  • infoprodutos — como cursos online, e-books, aplicativos, audiobooks, podcasts, programa de mentoria online e vídeos tutoriais.

Conhecimentos e habilidades necessários

Mais um aspecto para decidir que tipo de negócio abrir é analisar os conhecimentos e habilidades necessários para a execução de determinadas atividades empresariais. Isso permite a você saber quais qualificações possui e quais precisa desenvolver para ser um empreendedor de sucesso. 

Para tanto, é importante entender o mercado no qual você deseja atuar e listar os requisitos essenciais para ter destaque. Em seguida, avalie se você possui as aptidões indispensáveis. Caso contrário, será necessário buscar desenvolvê-las antes de abrir um negócio. 

Por exemplo, suponha que você deseja se tornar um consultor de investimentos. Nesse caso, é indispensável possuir uma certificação emitida por órgão competente, ter profundo conhecimento sobre o mercado e conhecer técnicas de captação de clientes.

Como conseguir dinheiro para começar a empreender em 2022?

Um dos pontos que dificultam o empreendedorismo é a falta de dinheiro para começar um negócio. Por isso, é válido descobrir como conseguir recursos para empreender ainda em 2022. 

Confira a seguir dicas para captar recursos e ter a sua empresa!

Investidor anjo

O investidor anjo é uma pessoa ou empresa que investe seu próprio capital em negócios com alto potencial de crescimento. Portanto, essa fonte de recursos é ideal para quem já validou suas ideias no mercado. 

Sócios

Outra opção para conseguir dinheiro para empreender é ter um sócio. Assim, além de ter recursos, você pode contar com um parceiro para gerenciar o negócio. Porém, trabalhar em sociedade pode trazer desvantagens, como os conflitos nas decisões.

Empréstimo bancário

Por fim, o empréstimo bancário é uma boa alternativa para obter capital e abrir sua empresa. Entre as modalidades disponíveis no mercado, o crédito pessoal pode ser interessante para você. Isso porque o processo é menos burocrático, o que permite ter o dinheiro disponível na conta em breve.

O empréstimo com garantia é outra possibilidade. Nele, você apresenta um bem para garantir o pagamento à instituição financeira. Como vantagem, há a redução nas taxas de juros, o que pode otimizar o planejamento financeiro para iniciar o seu negócio. 

Neste conteúdo, você conferiu por que vale a pena empreender ainda em 2022. Caso tenha interesse em abrir sua empresa, não deixe de considerar as dicas acima para escolher o modelo de negócio ideal para seu perfil e captar dinheiro para realizar seu sonho!

Se você precisa de dinheiro para começar a empreender, entre em contato conosco e solicite uma oferta de empréstimo para ter o próprio negócio!