Quais as melhores alternativas de empréstimos para pequenas empresas?

Muitos empreendedores precisam de recursos para expandir seus negócios ou para lidar com o endividamento. Nesses casos, é importante conhecer as melhores alternativas de empréstimos para pequenas empresas e entender como elas podem ajudar o seu negócio. 

Afinal, contratar uma linha de crédito exige planejamento financeiro e atenção às condições propostas. Ademais, é fundamental entender como funciona o empréstimo empresarial e como essa decisão pode, de fato, contribuir diretamente para o desenvolvimento da empresa.

Portanto, para fazer uma boa escolha, você deve conhecer as alternativas de empréstimos para pequenas empresas. Continue a leitura e confira as melhores opções!

Quando solicitar um empréstimo para o seu negócio?

Como os empréstimos envolvem a cobrança de juros, é bastante comum ter dúvidas sobre o melhor momento para contratar o crédito. Para isso, é importante que a empresa tenha um objetivo bem definido antes de fazer esse tipo de contratação. 

Por exemplo, empresas que precisam de capital de giro imediato podem recorrer aos empréstimos. Afinal, esse dinheiro está ligado diretamente à saúde financeira do negócio. A contratação do crédito garante que a companhia não fique descapitalizada para que consiga expandir ou financiar suas atividades diárias.

Além disso, existem outros momentos em que a empresa pode solicitar um empréstimo. Veja só:

Dívidas

Uma das principais motivações para a contratação de um empréstimo empresarial é a existência de dívidas. Se a solicitação do crédito ajudar a pagar os valores devidos com juros mais baixos que os atuais, a opção pode ser adequada para as necessidades da empresa.

Crescimento

Enquanto alguns empreendedores contratam crédito para pagar uma dívida, outros captam recursos para crescer em seu ramo. Para isso, é necessário ter visão estratégica e bom plano de negócios. Contudo, caso não possua o capital necessário para realizar os investimentos, o empréstimo pode ser inevitável.

Com os recursos, é possível comprar máquinas e equipamentos para modernizar ou aumentar a capacidade de produção, por exemplo. O valor também pode ser usado para a reforma da empresa ou para abrir uma nova filial.

Estoque

Para satisfazer as necessidades dos clientes, é importante ter um bom controle de estoque. Afinal, o funcionamento da empresa e a geração de lucro dependem da oferta de produtos e serviços. Nesse caso, o empréstimo também pode ajudar a solucionar esse gargalo nos processos de vendas.

Quais as melhores alternativas de empréstimos para pequenas empresas?

Após saber em quais situações pode ser interessante solicitar um empréstimo para o seu negócio, vale conhecer as principais alternativas de crédito disponíveis no mercado. 

Confira:

Peer to peer

Uma opção de empréstimo para pequenas empresas é o peer to peer (P2P). Essa alternativa conecta tomadores de crédito a investidores por meio de plataformas digitais. Assim, investidores pessoas físicas ou jurídicas podem emprestar dinheiro diretamente para a companhia.

Não há necessidade da mediação de um agente financeiro. As próprias plataformas verificam o risco envolvido na operação e realizam os trâmites. Entretanto, as taxas de juros cobradas podem ser altas e algumas plataformas cobram tarifas elevadas por transação.

Antecipação de recebíveis

Essa modalidade de empréstimo permite que a empresa receba os valores das vendas de maneira antecipada. Logo, os próprios pagamentos futuros funcionam como uma garantia para o credor. Com isso, o processo tende a ser menos burocrático e com juros mais baixos.

Por outro lado, trata-se de uma alternativa de curto prazo. Em geral, a antecipação de recebíveis é indicada para cobrir despesas mais urgentes e deve ser usada com moderação. Isso porque podem faltar recursos no futuro, prejudicando o fluxo de caixa da empresa.

Cooperativas de crédito

As cooperativas de crédito oferecem alternativas de crédito de modo semelhante a um agente financeiro comum. Entre elas, estão financiamentos, cartões de crédito e empréstimos para capital de giro. 

Nesse caso, é comum que existam algumas isenções tributárias, por se tratar de crédito fornecido por uma organização sem fins lucrativos. No entanto, para conseguir os recursos, é preciso fazer parte da cooperativa e comprar uma cota.

Ademais, existem riscos envolvidos que devem ser considerados. Por exemplo, se houver prejuízos com as operações, todos os cooperados serão prejudicados, pois as eventuais perdas são divididas entre eles.

Empréstimo com garantia

Existem duas modalidades de empréstimo com garantia: de imóvel ou de veículo. No primeiro caso, também conhecido como home equity, a linha de crédito é fornecida para quem possui um imóvel. Assim, o bem pode ser usado para assegurar o pagamento da dívida.

Já no empréstimo com garantia de veículo, o tomador deixa em garantia um automóvel que possui. Em ambos os casos, é possível contar com taxas de juros mais baixas, pois os bens são usados como forma de assegurar o pagamento.

Além disso, é comum que o empréstimo com garantia ofereça um prazo de pagamento maior que a maioria das linhas de crédito. Com a redução dos juros, é possível pagar um valor menor ao longo do tempo. Desse modo, a opção se torna acessível para diversas empresas.

Outra vantagem é o uso livre dos recursos. Isso significa que a companhia não precisa justificar o motivo da solicitação do crédito, e o dinheiro pode ser usado da forma que desejar. 

Por fim, como um bem é dado como garantia, o prazo para receber a aprovação não costuma ser muito longo. Assim, essa pode ser uma alternativa interessante para pequenos negócios que precisam de empréstimo.

Como solicitar um empréstimo para pequenas empresas?

Como você viu, existem diversas alternativas de empréstimos para pequenas empresas. A depender da modalidade e instituição escolhida, a solicitação do crédito pode ser um processo bastante lento e burocrático — principalmente em bancos.

Em geral, é preciso apresentar documentos como balanço patrimonial, alvará de funcionamento, comprovante de endereço, entre outros. Por isso, é fundamental analisar e comparar as possibilidades do mercado.

Na FiNANZ, por exemplo, você conta com uma plataforma de investimentos e empréstimos alternativos especializada em crédito de longo prazo com garantia real. Para tanto, atuamos como correspondente bancário e facilitamos o processo de contratação de empréstimos com garantia. 

Assim, você pode obter uma avaliação muito mais rápida e simples. Ainda, com a FiNANZ há como fazer um comparativo de crédito. Isso permite conhecer as condições das principais instituições financeiras privadas, o que ajudará na escolha do empréstimo ideal para o seu negócio.

Agora você conhece as melhores alternativas de empréstimos para pequenas empresas. Contudo, antes de contratar o serviço, lembre-se de comparar as condições de pagamento e a taxa de juros para escolher a opção mais vantajosa. 

Quer encontrar a melhor alternativa de crédito para a sua empresa? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas para fazer a melhor escolha!