Tabela FIPE: o que é e como é calculada?

Quando se pretende comprar ou vender um automóvel, é comum surgir a dúvida sobre o que é Tabela FIPE. Isso porque ela é uma referência importante para esse mercado e ajuda a tornar as negociações mais equilibradas, evitando as grandes discrepâncias nos preços.

Porém, a ferramenta não auxilia apenas nas transações de compra e venda. Ela também oferece parâmetros para outros custos relacionados aos veículos. Desse modo, vale saber mais informações sobre a Tabela FIPE e como utilizá-la para referenciar as negociações relacionadas a automóveis.

Neste artigo, você aprenderá o que é a Tabela FIPE, como ela funciona e quais são as regras para o seu cálculo. Boa leitura!

O que é Tabela FIPE?

Para saber utilizar a Tabela FIPE como referência para as suas operações financeiras ligadas a veículos, primeiramente é necessário entender o que é esse instrumento. 

A tabela é calculada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). A FIPE, por sua vez, consiste em um órgão de apoio institucional ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP). 

Assim, a Tabela FIPE é uma ferramenta acadêmica que apresenta os preços médios dos veículos negociados no mercado brasileiro. Portanto, trata-se de um documento consultivo, que funciona como parâmetro para negociações e avaliações no setor automotivo.

As pesquisas são feitas em diferentes regiões do Brasil, apresentando uma média geral. Por esse motivo, é preciso ter em mente que os preços efetivamente praticados na venda de carros podem sofrer variações regionais.

O cálculo considera diversas variáveis para indicar o preço médio de um veículo, de modo geral. No entanto, outros fatores também afetam o valor individualizado do bem, como o estado de conservação, os acessórios e demais características que alterem as condições do automóvel. 

Como esse instrumento funciona?

Ao conhecer mais sobre a Tabela FIPE, você pôde perceber que ela é uma referência importante para o mercado automotivo brasileiro. Agora, é válido compreender como esse instrumento funciona. A FIPE realiza o cálculo de valor de carros, motos, caminhões e micro-ônibus. 

Cada tipo de veículo possui regras diferentes para a avaliação, observando as suas particularidades no mercado. No entanto, em todos os casos o órgão observa dados como modelo, marca e ano. Esses atributos podem ser utilizados para refinar a pesquisa no momento da consulta à tabela.

Para os carros e utilitários, a FIPE oferece dados de modelos a partir do ano 1985. Já para ônibus e caminhões, as informações são para veículos a partir de 1981. Por fim, motocicletas são referenciadas a partir do ano de 1990. 

A Tabela FIPE também inclui veículos novos em seus cálculos. Outro fator relevante sobre o instrumento é que são vetados os carros que foram utilizados com finalidades profissionais, como táxis e viaturas.

Vale entender, ainda, que a Tabela FIPE é atualizada mensalmente — fazendo as correções nos valores médios a partir das variações nas negociações do mercado.

Como é feito o cálculo da Tabela FIPE?

Também é interessante entender mais detalhes do cálculo. Para chegar ao resultado divulgado mensalmente, a FIPE faz a coleta dos preços dos veículos comercializados em 24 estados brasileiros. 

Depois, o órgão desconsidera os valores muito discrepantes e verifica qual é a média praticada pelo mercado. Os resultados são divulgados no aplicativo ou também no site da FIPE. Eles podem ser consultados gratuitamente por qualquer pessoa. 

Para que serve a Tabela FIPE?

Após aprender o que é a Tabela FIPE, muitas pessoas acreditam que ela se limita ao aspecto consultivo relacionado ao valor médio dos automóveis. Realmente, essa é uma função importante desse instrumento. 

No entanto, ele tem outras utilidades que também merecem ser observadas. Por exemplo, a tabela é um recurso empregado por concessionárias como referência do preço, sendo uma forma de verificar o valor para a compra e a margem que pode ser adicionada na revenda. 

Da mesma forma, as seguradoras de automóveis têm na Tabela FIPE uma base para calcular o valor de indenizações em seus planos. Ela auxilia, por exemplo, em situações que envolvam acidentes previstos na apólice de seguro.

Outro uso para essa referência de preços acontece nos empréstimos com garantia de veículo. Em geral, o montante disponibilizado pela instituição financeira corresponderá a um percentual do valor da tabela FIPE para o veículo. 

Cabe ainda mencionar que esse instrumento serve como base para o cálculo de alguns impostos, como o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). O tributo varia conforme a região, mas ele tende a ser equivalente a um percentual da média da Tabela FIPE para cada veículo.

A Tabela FIPE é obrigatória?

Uma das dúvidas frequentes a respeito do uso da Tabela FIPE no mercado de automóveis é se ela é obrigatória ou facultativa. Como foi possível aprender, esse instrumento é utilizado para avaliar os preços praticados no mercado e orientar as relações de compra e venda.

Nesse sentido, a Tabela FIPE não determina os valores, apenas utiliza métodos para identificá-los. Assim, ela é uma ótima ferramenta para guiar as definições de preços, mas o seu uso não é obrigatório. É possível anunciar um veículo por preço maior ou menor que o tabelado.

Como utilizar a Tabela FIPE como referência?

Agora que você já conhece a Tabela FIPE e sabe qual a sua importância para o mercado de automóveis no Brasil, é hora de aprender como ela pode ser utilizada como referência em negociações. 

Você já entendeu que ela permite conhecer a média de preços dos veículos, não é mesmo? Então a tabela ajuda as pessoas que desejam vender um veículo a definirem o valor mais justo para o bem.

Do mesmo modo, o instrumento tem um papel fundamental no momento da compra. Conhecendo os preços médios praticados no mercado, o comprador pode identificar boas ofertas. Similarmente, a consulta à tabela permite verificar anúncios muito discrepantes — que podem ser golpes.

No momento da pesquisa, a ferramenta ajuda ainda os compradores a identificar qual modelo de automóvel atende melhor às suas necessidades. Você também consegue fazer um cálculo antecipado de custos extras do bem, como o IPVA que será cobrado anualmente.

Conseguiu entender o que é Tabela FIPE e qual é a sua função no mercado de automóveis brasileiro? Como você viu, esse é um instrumento importante para conhecer a média de preços, o que ajuda a orientar as escolhas nas operações relacionadas aos veículos.

Gostou das informações que você acabou de conferir? Aproveite para ler também o nosso artigo sobre as exigências para solicitar um empréstimo!